Programação

Aprenda As Principais Diferenças Entre Orkut e Facebook

ENTRE FACEBOOK E ORKUT

Aberração. É assim que alguns estrangeiros enxergam o Orkut, a rede social que se mantém a mais popular no Brasil, enquanto o resto do mundo é dominado pelo Facebook. Segundo o IBOPE Mídia, 91% dos internautas brasileiros possuem um perfil no Orkut, contra 14% na rede social de Mark Zuckerberg. Porém, 50% dos usuários do Orkut o usam com menos frequência do que antes. Para pesquisadores, é um claro indício de que o Facebook, com seus 500 milhões de usuários, vem conquistando espaço.

Não se pode dizer que o Orkut não tenha corrido atrás do prejuízo. Só este ano foram implementadas 33 novidades. Tudo para estar mais próximo das inovações do Facebook. Embora muito parecidos, os sites tem algumas diferenças fundamentais.

A interface do Facebook é mais plana, e a maneira como as ferramentas e seções do site são dispostas na página é mais organizada do que no Orkut. Se na versão antiga a interação era simples e fácil, o novo layout deixou a página inicial e o perfil como é visto pelos amigos bem mais confusos.

Apesar das mudanças, compartilhar conteúdo no Orkut continua simples. Dá para criar álbuns de fotos importando arquivos do Picasa e anexar vídeos do Youtube ao seu perfil. Mas o Facebook tem o grande trunfo de permitir, além de vídeos e fotos, o compartilhamento de links. Se você gostou de uma notícia, um post em um blog ou qualquer outra página da Web, mostrá-la a seus amigos ficou muito mais fácil.

A comunicação, no Facebook, é mais centralizada. Em uma mesma conversa, os posts são encadeados, agrupados em um único tópico no “Mural”. No Orkut, a ferramenta é dispersa. Os recados trocados entre dois perfis ficam separados, nas páginas de recado de cada usuário. Já o serviço de bate-papo do Orkut, que funciona com o GTalk, do Gmail, dá um banho no chat do rival.

Apesar do Google ser o melhor serviço de busca da Internet, a excelência não foi mantida em sua rede social. A busca do Orkut é pouco funcional. No Facebook, mesmo antes de concluir a digitação, o serviço já lista, com rapidez, sugestões para o que podemos estar procurando na rede.

O Facebook tem ainda como diferencial o fato de permitir a criação de programas a partir de sua estrutura, as chamadas Apps (de aplicações). O que viabilizou a grande febre do momento: aplicativos e joguinhos como “FarmVille”, “Entreviste seu amigo”, entre outros. O que o Orkut prontamente buscou oferecer também. Mas o fato de ser uma rede aberta, em que qualquer pessoa pode criar um aplicativo, não apenas favorece o Facebook. Muitas Apps desenvolvidas para a rede contém malwares. Como não há controle sobre a procedência das aplicações, o usuário fica vulnerável a ataques e pode ter a conta infectada ao utilizá-las.

Anúncios e comunidades
Cada vez mais as empresas tem apelado para as redes sociais para divulgar e tornar suas marcas presentes na Web. E quando o assunto é publicidade, o Facebook soube integrá-la melhor à sua estrutura. A participação de uma marca na rede não se limita a banners, como no Orkut. No Facebook, uma marca pode se inserir no ambiente da rede social criando uma página própria e utilizá-la como um veículo para ações de marketing. Os usuários que se identificam com uma marca ou produto podem interagir com ela, clicando em “curtir”. “Nos EUA, se tornou comum que grandes empresas forneçam, em vez de um website oficial, suas páginas no Facebook como fonte de informação”, afirma Roberto Cassano. Essa funcionalidade não existe no Orkut, já que a rede só prevê o cadastro de pessoas físicas, usuários. “Nesse sentido, as empresas preferem o Facebook ao Orkut como plataforma de divulgação”, garante Cassano.

Por outro lado, o Orkut tem a seu favor as comunidades. Quando ele surgiu, os fóruns eram um dos grandes baratos da rede. O Facebook não possui um espaço que permita a mesma interação entre interessados em determinado assunto. “No Orkut, as pessoas debatem mais. Essa relação de comunidade entre os usuários não migrou para o Facebook. Isso dá um fôlego a mais ao Orkut”, compara Pollyana Ferrari.