Programação

Como tratar e manter os seus cabelos limpos e saudáveis

Quer deixar o seu cabelo limpo? Quer os seus cabelos saudáveis? Este é o artigo que vai ajudar a tratar melhor dos seus cabelos. Saiba qual o seu tipo de cabelo e siga as nossas dicas de como deixar os seus cabelos tratados e verdadeiramente limpos.

O cabelo de uma mulher é um dos seus maiores motivos de orgulho. É normal, nós, mulheres, gostarmos de ter o nosso cabelo bem tratado e vistoso. Os cabelos concentram boa parte da beleza de qualquer pessoa, por isso quando é bem tratado, sempre dá um charme a mais, principalmente para as mulheres. Mas todas sabem o quanto é difícil cuidar dos cabelos e hidratar semanalmente, no meio de tanta correria. Parece difícil, mas dicas fáceis de cuidados diários podem fazer toda diferença para você ter o seu cabelo sempre bonito, hidratado e com um brilho natural.

Como ter cabelos limpos e com volume:
Antes de você lavar os cabelos, passe um pente fino, ao invés de escova. Penteie sempre pelas pontas e só depois suba pela raiz. Ao lavar os cabelos use primeiro água morna para abrir os poros e nunca lave os cabelos com água quente, pois pode danificar os fios. Não esfregue seus cabelos! É preciso massajar o couro cabeludo de forma suave e com as pontas dos dedos e nunca com as unhas. Independentemente de qual seja o tipo do seu cabelo, lave-o com regularidade, pelo menos três vezes na semana. Um cabelo limpo terá mais volume, uma vez que terá menos óleo e ficará menos pegajoso. Um cabelo oleoso parece sempre sujo. E se ele tiver limpo e com volume, dará um ar mais sensual. Por isso escolha um champô próprio para dar volume.

Antes de aplicar o champô nos cabelos aplique-o nas mãos e depois espalhe na raiz levando a espuma até as pontas. Evite por não repetir o champô. Só é necessário quando a aplicação não render espuma suficiente para limpá-lo. Enxague bem, retirando todo o champô. Se você quiser, pode sempre a cada vez que remover todo o champô, aplicar um creme amaciador para deixá-los mais macios, mas não deixe restos do creme no cabelo, pois pode atrasar o seu crescimento. O amaciador, ao contrário do champô, deve ser aplicado ao longo dos fios e não na raiz do cabelo.

Antes de sair do banho, molhe os cabelos com água fria para fechar os poros. Nunca torça seus cabelos e na hora de secar com a toalha, não esfregue para evitar que os fios se quebrem.

Uma boa dica para os seus cabelos é apostar em tipos de  champô anti-resíduos: eles garantem cabelos limpos e livres de cloro, sal e outros resíduos. Mas use-o com cuidado, para não agredir os fios.


Como tratar os cabelos após a lavagem:
Penteie o cabelo ainda húmido, na direcção contrária à que normalmente o usa. Por exemplo, se o seu cabelo é virado para a esquerda, seque-o para a direita. Quando secar, o cabelo ficará com mais volume. Enquanto seca o cabelo com o secador, mexa nele com as pontas dos dedos.

Uma boa técnica para dar mais volume ao cabelo é seca-lo de cabeça para baixo. Na hora de usar o secador, cuidado com a temperatura excessiva, para não danificar ou até queimar os fios dos cabelos.

Se você gosta de usar ferro para alisar cabelo, use sempre produtos adequados para protegê-los. E sempre que possível, faça uma hidratação para revitalizá-lo. Corte as pontas pelo menos a cada três meses.

Na hora de lavar as madeixas, troque o amaciador para cabelos por um creme de hidratação. Isso garantirá um tratamento mais eficaz, desde que você não se esqueça de enxaguar bem os fios, para que eles não ressequem. Inclua em sua Necessáire um filtro solar para os cabelos. Isto impedirá que a ação dos raios ultravioletas danifiquem as cutículas e as fibras corticais dos fios, enfraquecendo-os. Mas lembre-se: é preciso aplicar o produto sempre que entrar no mar ou na piscina.

Como descobrir qual o seu tipo de cabelo:
É preciso e importante saber qual é o tipo do seu cabelo para poder tratá-lo de forma adequada. Cada estilo de cabelo, seja seco, oleoso, ou normal, deve ser cuidado com produtos específicos. Mas caso você tenha dificuldade em saber qual o tipo do seu cabelo, peça ajuda a um profissional para a orientar melhor.

Fique atenta à qualidade dos produtos. Vale a pena investir um pouquinho mais para manter seus cabelos saudáveis. O fundamental para evitar problemas como queda, seborreia, oleosidade, calvície e caspa é saber cuidar dos seus cabelos e saber qual o seu ciclo de vida.

Segundo os especialistas na área, os cabelos podem ser divididos em três tipos: Cabelos normais, Cabelos oleosos e cabelos secos.

Como se apresentam e como tratar cabelos normais?
Os cabelos normais são normalmente macios, com brilho e volume adequados. Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade. Os cabelos normais são mais fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com tanta frequência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Por isso, basta lavar a cabeça com um champô suave e ter o cuidado de proteger o cabelo dos factores externos, como o sol ou o vento.

Para tratar os cabelos normais deverá fazer uma hidratação a cada 15 dias, para manter o brilho e a sua vitalidade.

Como se apresentam e como tratar cabelos oleosos?
Quem possui cabelos oleosos já não tem tanta sorte, já que as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. A gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceos funcionem de forma eficaz. Por essa razão, os cabelos oleosos devem ser lavados diariamente. Procure utilizar champô específico para cabelos oleosos.

Para tratar os cabelos oleosos deve fazer uma hidratação pelo menos de duas a três vezes por mês.

Como se apresentam e como tratar os cabelos secos ou ressecados?
Tal como os cabelos oleosos, também os cabelos secos precisam de uma certa atenção. A sua principal característica é serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar. São frágeis e sem brilho e são ásperos ao toque.

Para tratar os cabelos secos deverá evitar lavá-los todos os dias e pode hidratá-los sempre que quiser. Se optar pela hidratação, ela pode ser feita uma vez por semana para que possa manter a lubrificação dos fios dos cabelos.

Tenha atenção que os cabelos saudáveis são mais que cabelos bonitos. Como tudo no nosso organismo, o cabelo é uma estrutura viva. Cuidar dos cabelos não se resume a deixá-los bonitos. Eles não têm simplesmente uma função estética. Um cabelo saudável é resultado de uma relação harmónica entre a mulher e os seus cabelos.

Para tratá-los da forma correta, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer as suas condições e limitações. Se o organismo está funcionando correctamente e as emoções estão equilibradas, os cabelos se apresentam belos e saudáveis. Já quando o organismo se altera, os cabelos são, muitas vezes, os primeiros a mostrar sinais de que algo vai mal com nossa saúde. Oleosidade excessiva, queda acentuada, falha, ressecamento e fragilidade dos fios são alguns sintomas que refletem inúmeras condições clínicas.

E o(a) leitor(a) tem os seus cabelos normais, cabelos secos ou cabelos oleosos? Esperamos que tenham gostado das nossas dicas para saber qual o tipo de cabelo e como fazer o tratamento dos seus cabelos.