Programação

Remédios caseiros


Para azia:

Um remédio caseiro para azia, simples mas muito eficiente, é comer um pedaço de pão ou bolacha de água e sal, evitando beber água, ou outro líquido, no momento da queimação. Eles irão absorver o ácido estomacal e favorecer a digestão, diminuindo a azia.

Colocar também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite é recomendado para os indivíduos que costumam sofre com a azia à noite.

A azia é consequência do contato do suco gástrico com a mucosa do esôfago, por isso independente da causa da azia, a sensação de queimação pode ser aliviada empurrando novamente o conteúdo ácido do estômago que refluiu.

Seguir uma dieta pobre em carnes, alimentos gordurosos e alimentos ácidos é muito importante para diminuir as chances da azia aparecer.
___________________________________________________________________

Para sinusite

Um excelente remédio para a sinusite são as inalações de vapor com camomila, de duas a três vezes por dia. Elas produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais e sinusites frontais, seja ela aguda ou crônica.

Coloque 6 colheres de chá de flores de camomila numa taça com 1 a 2 litros de água fervente. Espere esfriar um pouco, coloque uma toalha na cabeça e então coloque o rosto sobre a taça inalando o vapor do chá.

É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos, no mínimo. Esta inalação deve ser repetida , no mínimo, 2 vezes ao dia durante a crise de sinusite.
____________________________________________________________________

Para impotência sexual

Um excelente remédio caseiro para impotência sexual masculina é a combinação do  alecrim, chápéu de couro e catuaba. Tome 4 xícaras do chá por dia.

Junte num recipiente 100g de cada erva e misture bem. Utilize 20g  da mistura para preparar 1 litro de chá. Ferva a água, coloque as ervas, desligue o fogo, abafe e deixe repousar por 15 minutos e coe a seguir. Beba ao longo do dia.

Para começar a sentir alguma melhoria, beba o chá pelo menos por sete dias. As proporções de erva e água devem ser respeitadas, porque embora sejam soluções naturais promovem alteração no organismo.
______________________________________________________________________

Para acelerar a menstruação

A canela é há muito tempo utilizada como remédio caseiro, em forma de infusão, para ”descer a menstruação” em atraso. Porém, deve-se ter cautela pois a canela é considerada abortiva.

A Cinnamomum zeylanicu, ou canela, é Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero.

As mulheres com menstruação em atraso devem ter o cuidado de realizar um teste de gravidez antes de consumir a canela, pelo risco de aborto.

O consumo da canela é indicado somente para adiantar a menstruação em 1 ou 2 dias do seu período normal.
___________________________________________________________________

Para hemorróidas

Um excelente remédio caseiro para hemorróidas é o banho de assento com pó de castanha da índia.

Para fazer um banho de assento, misture 5 colheres de sopa de pó de castanha-da-índia em 2 litros de água fervente, deixe a infusão descansar por dez minutos e assim que a água atingir uma temperatura agradável, coloque-a numa bacia e utilize como banho de assento. Faça isso por 5 dias seguidos para poder avaliar os resultados.

A castanha da índia é uma forma simples mas muito curativa  para  tratar a hemorróida, reduzindo os sintomas como inchaço, inflamação e desconforto, embora nos casos mais graves somente a cirurgia irá solucionar o problema.
____________________________________________________________________

Para Gases

Um ótimo remédio caseiro para os gases é o chá de funcho. Para se preparar este chá, triture 1 colher de chá de sementes de funcho, acrescente-as em 250 ml de água fervente e deixe descansar 10 minutos.

O chá deve ser bebido várias vezes ao dia, sem adição de açúcar. Por ser muito leve, pode ser administrado para crianças.

Para tratar gases e cólicas provocados por pequenos espasmos gastrointestinais e especialmente, gases (flatulência), o funcho, foeniculum vilgare, tem propriedades medicinais muito adequadas devido à sua ação anti-espasmódica.
____________________________________________________________________

Para limpar a pele

Um ótimo remédio caseiro para limpar a pele é a camomila, que livra a pele de impurezas e a revigora.

Para preparar a receita, separe 20 gramas de flor de camomila para cada 200ml de água fervente.

Limpe o rosto 2 ou 3 vezes por semana com este chá de camomila ou faça compressas e deixe a pele repousar sob as propriedades da camomila.

A camomila tem uma ação estimulante da cicatrização, calmante e desinfetante, sendo uma forma natural e muito barata de se cuidar.
___________________________________________________________________

Para pés e mãos inchadas

Quando os pés e as mãos ficam inchadas a atividade física ou a simples caminhada reduzem muito o inchaço assim como o incomodo causado, outra coisa a se fazer para reduzir  inchaço das mãos e dos pés é não reduzir o consumo de água, pois isso pode agravar o problema, mas evite ingerir bebidas ricas em açúcar.

Se sente este tipo de incomodo frequentemente verifique se sofre de hipertensão arterial ou insuficiência renal. O controle destas doenças é suficiente para eliminar o inchaço. Porém o período pré menstrual, a toma de certos medicamentos e inclusive a gravidez também podem provocar este inchaço nas mãos, pés e também de forma generalizada.
__________________________________________________________________

Para espinhas

Um ótimo remédio caseiro para eliminar as espinhas é lavar o rosto com o chá de uma planta medicinal conhecida como bardana.

Para o chá: Coloque 2 colheres de chá da raiz da planta seca ou fresca cortada em pequenos pedaços em meio litro de água fria e deixe descansar por 6 horas. Depois de estar de molho, leve ao fogo e ferva durante um minuto.

Use a solução após estar coada, lavando o rosto 2 a 3 vezes por dia, ou apenas aplique o chá sobre a espinha inflamada.

As espinhas podem ser causadas por alterações hormonais, típicas da adolescência, outras doenças, toma de medicamentos, alimentação ou outros motivos. Descobrir o que está ocasionando o aparecimento das espinhas é fundamental para conseguir eliminá-las.
____________________________________________________________________

Para dor de cabeça

Um excelente remédio caseiro para dor de cabeça é a semente de citrinos.

Junte o 10  sementes de mexerica, 10 sementes de laranja e 10 sementes de limão. Triture todas as sementes até torna-las em pó e faça um chá. Tome 30 minutos antes das refeições (café da manhã, almoço e jantar), durante o período de crise.

Os principais causadores das dores de cabeça são cansaço, estresse ou sinusite, porém dores muito intensas e frequentes devem ser investigadas por um especialista.
____________________________________________________________________

Para manchas no rosto

Uma ótima solução caseira para Manchas no rosto é um creme natural a base de pepino. Para preparar este remédio caseiro que pode ser aplicado em qualquer região do corpo que tenha um mancha escura, é preciso 6 pepinos maduros, uma clara de ovo, 10 colheres (sopa) de leite de rosas e 10 colheres (sopa) álcool.

Os pepinos devem ser cortados de cima a baixo, e a polpa deve ser retirada com uma colher. O resto dos ingredientes devem ser misturados em um recipiente (clara do ovo, leite de rosas e o álcool). O recipiente deve ser mantido tampado durante 4 dias.

Após 4 dias a mistura deve ser coada com uma peneira fina ou um pano limpo e bata coe com um pano limpo.

Esta solução deve ser aplicada no rosto de preferência diariamente antes de dormir com a ajuda de um disco de algodão e enxaguada a seguir. Após 3 semanas as manchas do rosto já deverão estar mais claras.
__________________________________________________________________

Para urticária

O ótimo tratamento caseiro para a urticária é fazer uma esfoliação na pele com sais de Epson e óleo de amêndoas doces.

Coloque num recipiente cerca de 50ml de óleo de amêndoas doces e 1 colher de sais de Epson, misture bem e aplique diretamente sob a urticária com movimentos circulares suaves, durante alguns instantes.

A seguir enxague a região com água tépida ou seja, não muito fria para não agravar a situação.

A urticária é uma alergia na pele que pode ser causada por diversos fatores como reação ao calor, ao frio, toma de medicamentos, alimentação e outras. Além do tratamento proposto acima recomenda-se ir ao médico se a alergia não cessar em menos de 24 horas.
____________________________________________________________________

Para flatulência

Um ótimo remédio caseiro para flatulência é o chá de hortelã. Para preparar este chá é preciso 3 colheres (café) de folhas de hortelã e 250 ml de água.

O chá é feito através de uma infusão onde a água deve ser fervida primeiro, e só após o fogo estiver desligado as folhas de hortelã devem ser adicionadas. O recipiente deve ser tampado, de modo que fique abafado durante alguns minutos.

O chá de hortelã deve ser bebido de 2 a 4 vezes ao longo do dia para o indivíduo que sofrer de flatulências excessivas.

Este chá de hortelã pode ser utilizado tanto em adultos como em crianças no tratamento de flatulências, cólicas e problemas de fígado.
_______________________________________________________________________

Contra Flacidez

Um excelente remédio caseiro contra a flacidez é uma solução a base de ovo. Para preparar este remédio caseiro é preciso 1 clara de ovo batida e 1 colher (sopa) de mel.

Basta misturar os 2 ingredientes, e logo a seguir aplicar a solução nas zonas mais flácidas do corpo. O remédio deve agir por 20 minutos e ser retirado com água fria, de preferência 2 vezes por semana.

A flacidez é um problema que atinge muitas mulheres, e tem tendência a piorar com a idade e com dietas mal feitas.

A flacidez pode diminuir com esse remédio caseiro, pois essa solução melhora a circulação sanguínea nas zonas flácidas, porém um melhor resultado é obtido através de exercícios físicos.
_______________________________________________________________________

Para Prisão de Ventre

Um ótimo remédio para prisão de ventre é o chá de carqueja. Para preparar este chá é preciso 2 colheres de sopa de folhas de Carqueja e 500 ml de água.

Primeiramente as folhas de carqueja devem ser trituradas, após isso devem ser adicionadas a água para que sejam fervidas juntas. O próximo passo é tampar o recipiente e deixa-lo descansar por 5 minutos.

O chá de carqueja deve ser tomado de 2 a 3 vezes por dia, é preciso ter precaução pois o excesso desse chá pode causar problemas digestivos.

Carqueja, de nome científico Baccharis trimera, é uma planta medicinal que além de prevenir a prisão de ventre, auxilia no tratamento da anemia e na proteção do fígado contra as toxinas.
_______________________________________________________________________

Chá de Boldo
O que é:

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos e problemas no fígado como hepatite, suores frios e  mal estar.

O chá é preparado com as folhas de boldo, uma planta medicinal de nome científico Peumus boldus  Molin, que possui várias propriedades terapêuticas, que estimulam a vesícula biliar e melhoram o funcionamento do intestino.

Indivíduos com vesículas biliares obstruídas e doenças do fígado muito graves, devem procurar um médico antes de consumirem o chá de boldo e nunca devem ultrapassar as quantidades recomendadas.

Para que serve o chá de boldo:
Problemas digestórios, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre.

 Benefícios do chá de boldo:
O chá de boldo proporciona inúmeros benefícios a saúde, entre eles o bom funcionamento do intestino e do sistema digestório.

O chá proporciona o alivio dos sintomas de intolerâncias alimentares e infecções intestinais, vômitos, mal estar e cólicas abdominais diminuem devido o efeito calmante do boldo sobre a flora intestinal.
 Outros benefícios do chá de boldo são: A diminuição da azia, diminuição dos efeitos do álcool e diminuição dos gases.

Como preparar o chá de boldo:
O boldo é encontrado em supermercados, farmácias e em lojas de produtos naturais na sua forma natural (folhas) ou em sachês.

Preparar este chá é fácil basta adicionar as folhas ou sachê de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.

Contra-Indicações do Chá de Boldo
O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.
________________________________________________________________________

Para Tosse

Um ótimo remédio caseiro para diminuir a tosse é o chá de gengibre e canela.

Para preparar este chá é preciso 5cm de gengibre, pau de canela e 1 litro de água fervente.

Com o fogo desligado deve-se então acrescentar a canela e o gengibre. O chá deve ser coado e não necessita ser adoçado.

O indivíduo com tosse deve beber 2 xícaras do chá ao dia.

O chá de gengibre e canela tem um sabor muito agradável, podendo ser bebido frio ou quente. Sendo um ótimo refresco para o verão.

Gengibre é uma erva medicinal da família das Zingiberáceas, nativo de regiões tropicais do sul da Ásia, além de diminuir a tosse é um estimulante sexual, afrodisíaco e ajuda a queimar calorias.
________________________________________________________________________

Para Gengivite

O tratamento caseiro para a gengivite inclui 3 passos, são eles:

Escovar os dentes durante 2 minutos, com uma escova de dentes com cerdas macias e uso de uma pasta de dentes com flúor;
Passar o fio dental entre todos os dentes após a escovação;
Passar um algodão molhado com água oxigenada nos dentes logo a seguir.
O uso da água oxigenada ajuda a eliminar as bactérias que podem causar a gengivite e é menos agressivo que o uso de um enxaguante bucal, habitualmente encontrado nas farmácias e supermercados. Não é necessário enxaguar a boca com água após este processo, mas se o indivíduo não gostar do sabor da água oxigenada poderá fazê-lo.

Este passo a passo deve ser realizado após todas as refeições e antes de deitar.
________________________________________________________________________

Para Pernas Inchadas

Um excelente remédio caseiro para pernas inchadas é a lavagem de água e sal. Para preparar este remédio é preciso 3 litros de água, meio copo de sal grosso e 2 colheres (sopa) de álcool.

A água deve ser colocada no fogo até amornar, e depois ser despejada em um recipiente para que o sal e as 2 colheres de álcool sejam adicionados.

As pernas devem ser deixadas de molho durante 20 minutos, de preferência faça lavagens do joelho até os pés. As lavagens devem ser feitas antes de dormir, será perceptível a diminuição do inchaço nas pernas.
______________________________________________________________________

Solução para Inchaço das Pernas

Uma ótima solução caseira para o inchaço das pernas, é a lavagem de sal com folhas de laranjeira. Para preparar este remédio caseiro é preciso 2 litros de água, 20 folhas de laranjeira e meia xícara de sal grosso.

As folhas de laranjeira devem ser colocadas na água para ferver, durante aproximadamente 3 minutos. Após ser retirada do fogo, acrescente água fria até que a solução esteja morna, e então adicione a meia xícara de sal grosso.

As pernas devem ser colocadas de molho durante 15 minutos, de preferência antes de dormir.

As folhas de laranjeira além de aliviar o inchaço das pernas, também são utilizadas no tratamento de gripes e resfriados, devido as suas propriedades depurativas e sudoríferas.
______________________________________________________________________

Acabar com a Tosse Seca

Para acabar com a tosse seca deve-se primeiramente limpar a garganta fazendo um gargarejo com água morna e sal. O sal é bactericida e vai combater qualquer microorganismo que esteja provocando a tosse caso ele esteja alojado na garganta. Respirar ar puro e manter a garganta hidratada são outros fatores importante para conseguir eliminar a tosse.

Recomenda-se ainda não ficar descalço, usar roupas apropriadas ao clima, leve se for verão e quente se for inverno, e beber chás mornos e tomar sopas pois acalmam a garganta. Tomar uma cápsula de vitamina C pode ser útil durante estes dias e é necessário também evitar as correntes de ar e as mudanças bruscas de temperatura como entrar e sair várias vezes de uma sala com ar condicionado para uma sala muito quente, por exemplo.

Para diminuir as chances de uma crise de tosse num momento inoportuno como numa reunião pode-se ainda chupar uma bala de mel com própolis e evitar falar alto demais. A toma de antitússicos e de xaropes também são boas dicas para conseguir acabar com a tosse. Mas em caso de tosse persistente, que dura mais de 2 semanas e não se sabe o motivo, recomenda-se ir ao médico, pois pode ser uma reação alérgica e pode ser necessária a toma de anti histamínicos, por exemplo.
_____________________________________________________________________

Para Impingem

A suplementação de levedura de cerveja constitui um ótimo tratamento caseiro para impingem. A levedura de cerveja fortalece o sistema imune diminuindo o risco de doenças e desintoxica o organismo proporcionando um tratamento mais rápido e eficaz também para as doenças de pele.

Basta tomar 1 colher de sopa de levedura de cerveja diariamente durante o tempo em que durar o tratamento medicamentoso, por volta de 10 dias. Pode-se misturá-la num pouquinho de água e beber tudo de uma vez ou adicioná-la à sopas, massas e etc.

Impingem é uma doença de pele causada por fungos e bactérias que formam manchas avermelhadas numa determinada área específica, gerando intensa coceira e desconforto.
____________________________________________________________________

Para Gases

Beber um chá de carqueja é um ótimo tratamento caseiro para curar os gases intestinais.

Para o chá: Coloque 1 colher de sopa de carqueja numa chávena de chá e cubra com água fervente. Tape e deixe descansar por 15 minutos, a seguir coe e beba sem adoçar.

Beba este chá 3 vezes ao dia no intervalo entre as refeições. Caso os gases intestinais provoquem muita dor abdominal e desconforto, pode-se tomar também um medicamento laxante ou usar um supositório de glicerina para conseguir eliminar as fezes que estejam impedindo a saída dos gases.

Durante o tratamento recomenda-se fazer uma alimentação leve à base de sopas, verduras, legumes e frutas. Beber bastante água e praticar algum exercício físico como uma caminhada de meia hora, por exemplo.
_____________________________________________________________________

Bebida Natural contra Insónia

Um ótimo remédio caseiro contra a insônia é uma bebida natural feita com ervas medicinais. Para preparar este remédio é preciso 10 g de folhas de valeriana, 10g de erva de são João, 10g de flores de lúpulo, 10g de flores de lavanda, 1 pau de canela e 1 litro de vinho tinto.

Os ingredientes devem ser triturados em um pilão, e colocados em uma garrafa, após feito isso devem ser adicionados o pau de canela e o vinho.

O próximo passo é agitar a garrafa todos os dias, durante 10 dias. Após o tempo determinado, a bebida deve ser coada e está pronta para uso.

Um cálice antes de dormir é suficiente para diminuir a insônia.
_____________________________________________________________________

Solução para Cansaço

Uma excelente remédio caseiro contra o cansaço é o chá de fáfia. Para preparar este chá é preciso uma colher (chá) raízes secas de fáfia, 1 xícara de água e 1 colher (chá) de mel.

A água deve ser fervida e despejada sobre as raízes de fáfia em um recipiente. O recipiente deve ser tampado por alguns minutos, até que o chá fique morno, após esse procedimento o chá pode ser coado e bebido.

Duas xícaras de chá de fáfia por dia são o suficiente para aumentar a energia do indivíduo e diminuir a sensação de cansaço.

 Fáfia ou Ginsen Brasileiro tem uma longa lista de indicações medicinais, devido as suas propriedades rejuvenescedora, revitalizante e estimulante.
_____________________________________________________________________

Contra Rugas

Uma ótima solução caseira contra rugas é o chá de alecrim. Para preparar este remédio caseiro e preciso 10g de folhas de alecrim e 1 xícara de chá de água.

O chá de alecrim é feito através de infusão, a água deve ser fervida e só depois as folhas devem ser adicionadas. O recipiente deve ser tampado por aproximadamente 10 minutos.

Após coar o chá, ele está pronto para uso. Todas as noites antes de dormir, a solução deve ser aplicada sobre o rosto com um algodão umedecido, de preferência deixe a solução secar sobre o rosto.

O alecrim, além de prevenir as rugas, pode auxiliar no tratamento de dores no estômago e dor de cabeça.
____________________________________________________________________

Para Pedra na Vesícula

Um excelente remédio caseiro para pedra na vesícula é o chá de bardana. Para preparar este chá é preciso uma colher (sopa) de raiz de bardana e 1 xícara de água.

As raízes de bardana devem ser fervidas por 5 minutos, após esse tempo o fogo é desligado, e o chá deve descansar por 10 minutos.

Após ser fervido o remédio caseiro está pronto para uso. O chá deve ser tomado 2 vezes ao dia, para demonstrar eficácia contra pedras na vesícula.

Nem todos os indivíduos podem beber o chá de bardana, pois ele é contra-indicado para pessoas com diarréia ou feridas abertas.

Bardana, é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de doenças de pele, porém o seu uso através de infusão pode desencadear alguns efeitos colaterais como irritação nos olhos e dificuldade para respirar.
______________________________________________________________________

Para Cólica Renal

Um excelente remédio caseiro para cólica renal é o chá de Bardana. Para preparar este chá é preciso 1 colher e meia de folhas frescas de Bardana, 1 litro de água e mel.

As folhas de bardana devem ser mantidas no fogo até ferver. Quando amornar, deve ser coado e adoçado com mel. O chá de bardana deve ser bebido de 6 em 6 horas.

Bardana é uma planta medicinal que além de diminuir as cólicas renais, demonstra ser eficaz no tratamento de problemas de pele.
______________________________________________________________________

Para Bronquite

O chá de guaco e folhas de sabugueiro é uma excelente opção para diminuir os sintomas de bronquite. Para preparar este remédio caseiro é preciso 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco, 1 colher (sopa) de folhas frescas de sabugueiro, meio litro de água e mel.

Todos os ingredientes devem ser fervidos juntos por aproximadamente 10 minutos. Após ser coado, adoce a seu gosto com mel. O chá de ervas deve ser bebido 2 vezes ao dia.

Devido as propriedades terapêuticas do guaco, este chá além de auxiliar no tratamento da bronquite, também pode ser utilizado em casos de asma ou tosse.

O chá não deve exceder a dose de 2 xícaras diárias, pois pode causar problemas intestinais como diarréia e vômito.